Conselho Estadual de Educação conceitua curso de Medicina da UEA com nota 4,43

Conselho Estadual de Educacao conceitua curso de Medicina da UEA com nota 443

Avaliação reconhece compromisso da UEA com qualidade de ensino e pesquisa ofertada aos estudantes

Corpo docente qualificado, investimentos em infraestrutura e foco na formação de profissionais de excelência são alguns dos indicadores que contribuíram para que o curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fosse conceituado com a nota 4,43 pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), em uma escala avaliativa de 1 a 5. A pontuação elevada, divulgada por meio da Resolução n° 139/2022 do colegiado, reconhece o compromisso da UEA com a qualidade de ensino e pesquisa ofertada aos estudantes.

Durante a avaliação, são analisadas três diferentes áreas do curso: a infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico. O corpo docente corresponde a 40% da avaliação, sendo verificados critérios como o tempo de experiência na docência, a aptidão multidisciplinar, produção científica, a capacitação e o apoio aos professores. Atualmente, o curso conta com 64 doutores, 51 mestres e 35 especialistas.

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, o objetivo da universidade é capacitar profissionais com conhecimento e habilidade técnica e humana. Ele afirma que a boa avaliação é importante, pois proporciona maior procura da instituição por parte dos alunos.

O Conselho destina 30% da avaliação aos critérios de infraestrutura. O curso conta com 22 salas de aula, 2 auditórios e 17 laboratórios na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). Entre os laboratórios disponíveis para a comunidade acadêmica estão os de Anatomia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Patologia e Técnica Cirúrgica.

Além disso, o curso conta com uma estrutura de instituições conveniadas, onde são realizadas atividades práticas, como o internato.

Outros 30% dos indicadores avaliados são referentes ao projeto pedagógico do curso, que trata da estrutura curricular e distribuição das disciplinas e atividades de ensino. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina da UEA, que tem como atribuição o acompanhamento e a concepção do projeto pedagógico, conta com a participação de 15 professores doutores, o que corresponde à metade da composição do Núcleo.

O coordenador do curso de Medicina da UEA, Domingos Sávio, ressalta que o corpo discente é formado por alunos de diferentes regiões do estado, indígenas e pessoas com deficiência (PcDs), um fato que reforça o caráter de inclusão social e diversidade do curso.

Acesso expandido ao conhecimento
Ao conceituar a infraestrutura disponibilizada pelo curso, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA) também foi avaliado e contribuiu para que o resultado alcançado fosse positivo. A biblioteca da Escola Superior de Ciências da Saúde conta, atualmente, com um moderno sistema de autoatendimento e espaços amplos para estudos individuais e em grupo.

Como forma de investir na expansão do conhecimento, no dia 13 de julho, a gestão da UEA, tendo à frente o reitor André Zogahib, entregou 339 novos livros ao acervo da biblioteca da unidade, com temas voltados, especialmente, para o estudo da Medicina, contemplando disciplinas como Anestesiologia, Radiologia, Anatomia, entre outros.

Entre as ferramentas disponíveis aos alunos está o sistema Proquest, uma base de dados que permite ao usuário consultas off-line a materiais como livros, periódicos e revistas relacionados a sua área de estudo. Recentemente, a UEA disponibilizou o UpToDate, uma plataforma na qual docentes e acadêmicos podem pesquisar recomendações de questões voltadas à prática clínica.

Sobre o curso
Criado em 2001, o curso de Medicina da UEA concedeu grau à primeira turma em 8 de novembro de 2007. Desde então, a universidade formou 1.652 médicos. Atualmente, a UEA conta com 893 alunos matriculados no curso e oferta, a cada semestre, novas 60 vagas por meio do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

O objetivo do curso é formar o médico generalista, com capacitação humanista, crítica e reflexiva, para atuar no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

FOTO: Daniel Brito/Ascom UEA

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